PROJETO PEDAGÓGICO |
|
O
projeto pedagógico define as diretrizes das práticas pedagógicas de
uma escola. Através do nosso PROJETO PEDAGÓGICO pretendemos alcançar
a qualidade de um processo educativo sintonizado com as demandas do
presente e as necessidades e realizações do futuro. |
|
O
COLÉGIO ITAPUCA, nascido curso pré-vestibular em 1º fevereiro de 1982,
está devidamente credenciado junto a órgãos da Secretaria Estadual de
Educação e obteve seu reconhecimento definitivo através da Resolução
nº 948- SEE/RJ, publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro
em 17/04/84. |
|
Aprender
a conhecer Pensando em uma educação ampla com possibilidade de especialização, os instrumentos de conhecimento são meio e fim. Meio para compreender e agir no mundo. Fim porque em si possibilitam o prazer do saber. Aprender a conhecer permite que a educação se torne um processo permanente, por toda vida, dentro e fora da escola. |
|
Aprender
a fazer As transformações sociais pedem que o processo educativo desenvolva habilidades para novas aptidões, possibilitando a passagem da teoria para a prática e o trânsito da ciência para a tecnologia e desta para a sociedade. |
|
Aprender
a conviver Educar é também preparar para a vida em comum, para a realização de projetos em sociedade e possibilitar a gestão de conflitos – que são inevitáveis – de forma inteligente. |
|
Aprender
a ser Outro objetivo da educação deve ser o desenvolvimento total do ser humano, para que possa ter pensamento próprio, livre, capaz de realizações individuais e coletivas, como pessoa e como cidadão. |
|
Aprender
a desaparecer O aprendiz autônomo precisará da capacidade de gerar também autonomia no outro. Para isso, deve aprender a produzir projetos e relações realmente sustentáveis: que se sustentem sem ele. O sujeito deve também poder se fundir ao seu coletivo, sem que seus valores individualistas ou egoístas esmaguem as necessidades básicas à vida em conjunto. |
|
Aprender
a desobedecer Com a prudência e com o coletivo, é preciso que o sujeito seja capaz de fazer críticas não ofensivas nem depreciativas, mas que não deixe o fato de algo ter-lhe sido ordenado o justifique a cometer tiranias. É preciso desobedecer o que está instituído, quando este colocar em risco o bem-estar humano: uma das funções primordiais da educação “é garantir que Auschwitz não se repita”. |
|
Aprender
a Desaprender O educando está em mudança, em momentos do porvir. Não é focado na memorização que ele deve agir, mas sentindo o seu presente agir sobre as forças que o atravessam. Ademais, há preconceitos históricos a serem desaprendidos, há más lições, maus hábitos dos quais ele deve ser capaz de se desfazer. |
|
PRINCÍPIOS
GERAIS DO COLÉGIO ITAPUCA
Para
avançar com o nosso projeto pedagógico, os procedimentos adotados
em nosso planejamento extrapolam os limites da sala de aula, incentivando
a criatividade e o empreendedorismo, impondo a aplicabilidade de um
sistema de avaliação da aprendizagem, capaz de oferecer múltiplas
oportunidades aos alunos. |
|
Compreender
e utilizar as diversas formas do conhecimento com meio de promoção e
melhoria da convivência entre seres humenos integrados à natureza. |
|
Compreender
e estimular as manifestações das diferentes inteligências desenvolvendo
habilidades e competências afins. |
|
Adotar
e divulgar valores éticos como fonte geradora do desenvolvimento individual
e coletivo. |
|
Incentivar
o exercício da autonomia responsável como forma de envolvimento do aluno
em seu processo de aprendizagem. |
|
Criar
oportunidades que permitam e/ou facilitem a aquisição de habilidades
e linguagens oral, escrita e artística e do pensamento lógico matemático. |
|
Criar
oportunidafdes que permitam e/ou facilitem a aquisição de habilidades
e o desenvolvimento das inteligências múltiplas. |
|
Possibilitar
a integração das diversas áreas de estudo compreendendo que o conhecimento
não se apresenta fragmentado. |
|
Possibilitar
a interdisciplinidade e a contextualização dos conteúdos programáticos,
apresentando-os a partir de situações-problema que permitem a identificação
ou a aplicação de conceitos, fórmulas e teorias. |
|
Facilitar
a descoberta da identidade corporal e psicossocial, percebendo o ser
humano como um todo dinâmico em constante troca com meio ambiente. |
|
Excelência Buscar aproximar o real do ideal, e não o contrário, conscientes da impossibilidade de alcançar utopias, mas produzindo oportunidades dentro das possibilidades que se apresentem. A oportunidade para cada educando é o tamanho do mundo e a qualidade de vida que ele poderá ter, e por isso o objetivo não pode ser menor que a excelência: a educação intervém diretamente nas chances de uma formação não só imediatamente daquele sujeito, como de todos que ele vier a afetar. |
|
Tel:
(21) 26194312 | E-mail:colegio.itapuca@gmail.com |