PROJETO PEDAGÓGICO

O projeto pedagógico define as diretrizes das práticas pedagógicas de uma escola. Através do nosso PROJETO PEDAGÓGICO pretendemos alcançar a qualidade de um processo educativo sintonizado com as demandas do presente e as necessidades e realizações do futuro.
   

O COLÉGIO ITAPUCA, nascido curso pré-vestibular em 1º fevereiro de 1982, está devidamente credenciado junto a órgãos da Secretaria Estadual de Educação e obteve seu reconhecimento definitivo através da Resolução nº 948- SEE/RJ, publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em 17/04/84.
O trabalho pedagógico em nossa Escola é orientado por PRINCÍPIOS GERAIS, elaborados e escritos com base nas seguintes premissas indicadas pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional e pela UNESCO:

   
Aprender a conhecer
Pensando em uma educação ampla com possibilidade de especialização, os instrumentos de conhecimento são meio e fim. Meio para compreender e agir no mundo. Fim porque em si possibilitam o prazer do saber. Aprender a conhecer permite que a educação se torne um processo permanente, por toda vida, dentro e fora da escola.

   
Aprender a fazer
As transformações sociais pedem que o processo educativo desenvolva habilidades para novas aptidões, possibilitando a passagem da teoria para a prática e o trânsito da ciência para a tecnologia e desta para a sociedade.

   
Aprender a conviver
Educar é também preparar para a vida em comum, para a realização de projetos em sociedade e possibilitar a gestão de conflitos – que são inevitáveis – de forma inteligente.
   
Aprender a ser
Outro objetivo da educação deve ser o desenvolvimento total do ser humano, para que possa ter pensamento próprio, livre, capaz de realizações individuais e coletivas, como pessoa e como cidadão.
   
 
Aprender a desaparecer
O aprendiz autônomo precisará da capacidade de gerar também autonomia no outro. Para isso, deve aprender a produzir projetos e relações realmente sustentáveis: que se sustentem sem ele. O sujeito deve também poder se fundir ao seu coletivo, sem que seus valores individualistas ou egoístas esmaguem as necessidades básicas à vida em conjunto.
   
 
Aprender a desobedecer
Com a prudência e com o coletivo, é preciso que o sujeito seja capaz de fazer críticas não ofensivas nem depreciativas, mas que não deixe o fato de algo ter-lhe sido ordenado o justifique a cometer tiranias. É preciso desobedecer o que está instituído, quando este colocar em risco o bem-estar humano: uma das funções primordiais da educação “é garantir que Auschwitz não se repita”.
   
  Aprender a Desaprender
O educando está em mudança, em momentos do porvir. Não é focado na memorização que ele deve agir, mas sentindo o seu presente agir sobre as forças que o atravessam. Ademais, há preconceitos históricos a serem desaprendidos, há más lições, maus hábitos dos quais ele deve ser capaz de se desfazer.
   

PRINCÍPIOS GERAIS DO COLÉGIO ITAPUCA

Humanismo, ensino holístico, coletivismo horizontal e rede
Priorizar o ser humano (multicultural, múltiplo, autônomo), enquanto uma totalidade viva para a formação e compreensão de grupos unidos, respeitosos, em busca do bem comum, percebendo que os coletivos estão intrincados em uma trama infinitamente complexa,tornando a responsabilidade e a incerteza duas faces fundamentais nas tomadas de decisão.

Para avançar com o nosso projeto pedagógico, os procedimentos adotados em nosso planejamento extrapolam os limites da sala de aula, incentivando a criatividade e o empreendedorismo, impondo a aplicabilidade de um sistema de avaliação da aprendizagem, capaz de oferecer múltiplas oportunidades aos alunos.
Dessa forma, acreditamos estar no caminho de uma educação formadora da consciência cidadã, crítica e em sintonia com as exigências dos jovens que se preparam para viver sua vida adulta em pleno século XXI.

   
Compreender e utilizar as diversas formas do conhecimento com meio de promoção e melhoria da convivência entre seres humenos integrados à natureza.
 
Compreender e estimular as manifestações das diferentes inteligências desenvolvendo habilidades e competências afins.
 
Adotar e divulgar valores éticos como fonte geradora do desenvolvimento individual e coletivo.
 
Incentivar o exercício da autonomia responsável como forma de envolvimento do aluno em seu processo de aprendizagem.
 
Criar oportunidades que permitam e/ou facilitem a aquisição de habilidades e linguagens oral, escrita e artística e do pensamento lógico matemático.
 
Criar oportunidafdes que permitam e/ou facilitem a aquisição de habilidades e o desenvolvimento das inteligências múltiplas.
 
Possibilitar a integração das diversas áreas de estudo compreendendo que o conhecimento não se apresenta fragmentado.
 
Possibilitar a interdisciplinidade e a contextualização dos conteúdos programáticos, apresentando-os a partir de situações-problema que permitem a identificação ou a aplicação de conceitos, fórmulas e teorias.
 
Facilitar a descoberta da identidade corporal e psicossocial, percebendo o ser humano como um todo dinâmico em constante troca com meio ambiente.
   
Excelência
Buscar aproximar o real do ideal, e não o contrário, conscientes da impossibilidade de alcançar utopias, mas produzindo oportunidades dentro das possibilidades que se apresentem. A oportunidade para cada educando é o tamanho do mundo e a qualidade de vida que ele poderá ter, e por isso o objetivo não pode ser menor que a excelência: a educação intervém diretamente nas chances de uma formação não só imediatamente daquele sujeito, como de todos que ele vier a afetar.
   
   

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