A
família e a escola devem promover um ambiente cultural adequado, onde
o aluno seja motivado a buscar novos conhecimentos e a criar hábitos
de estudo de forma autônoma e responsável ao longo de toda a sua vida.
Para que tal aconteça, consideramos como de significativa importância:
• Oferecer um local apropriado para os estudos: com mesa e cadeira adequadas,
com boa iluminação e um ambiente silencioso;
• Manter vigilância constante, ensinando-o a enfrentar os estudos com
responsabilidade e autonomia;
• Incentivá-lo a confiar em si próprio, estimulando-o a buscar respostas
para solucionar os desafios do estudo;
• Orientar para a busca de respostas críticas ao desafio do estudo,
com a utilização adequada dos recursos existentes para as pesquisas
(internet, livros, filmes, jornais, revistas etc...);
• Incentivá-lo a planejar os estudos diariamente, pesquisando não só
os assuntos já desenvolvidos em sala de aula, como também os que serão
desenvolvidos nas aulas seguintes.
• Respeitar o ritmo de aprendizagem de cada filho, evitando comparações.
• Considerar como parte totalmente inserida no desenvolvimento dos Planos
de Estudos de cada série, os livros paradidáticos adotados pela Escola.
• Motivar a adoção e uso de uma agenda, visto que o processo de aprendizagem
da escola conta com uma avaliação diversificada e constante, inclusive
na organização das tarefas de casa.
• Valorizar as atividades-extraclasse propostas pela Escola, facilitando
não só o acesso ao encontro do grupo (nos trabalhos de equipe) como
também no cumprimento dos prazos estabelecidos para a realização da(s)
tarefa(s), evitando-se assim a improvisação.
• Estimular a presença e a participação dos alunos nas atividades extracurriculares,
como as aulas programadas para o turno da tarde, as excursões pedagógicas,
os jogos escolares das escolas conveniadas da Rede Pitágoras(JERP),
o congresso de alunos, a festa de formatura, etc.
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