ORIENTAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DOS SEGMENTOS
   

Sobre o ENSINO FUNDAMENTAL I (anos iniciais - do 1º ao 5º ano)
Contrariando práticas educativas passadas, os livros de hoje colocam os alunos em ação, apresentam mais problemas que soluções, instigam e provocam a busca de informações, tornando cada aluno um protagonista da sua aprendizagem. Assim, em muitas vezes, a ansiedade dos familiares em relação às atividades de casa resulta em insegurança e desestímulo. É importante que os familiares procurem compreender como as crianças aprendem hoje e esperem, com confiança, o sucesso.

 

 


   

 

Sobre o ENSINO FUNDAMENTAL II (anos finais - do 6º ao 9º ano)
A dinâmica escolar dos anos finais do Ensino Fundamental é diferenciada dos anos iniciais e caracteriza-se pela especialização das áreas de conhecimento e dos professores. Existem mais disciplinas, e o volume de conteúdos é maior, considerando que cada componente curricular tem a sua especificidade.
A chegada ao 6º ano, na visão dos alunos, é entendida como sinal de independência, onde os vínculos com os colegas são grandes e indicam uma predominância do coletivo ou da “turma”. Uma soma de atitudes e comportamentos que sinalizam a chegada a pré-adolescência ou puberdade. Essa fase tem duração de mais ou menos três anos e requer um olhar cuidadoso dos pais e educadores.
Na abordagem dos conteúdos, contemplamos a contextualização e a transversalidade enfocando os valores, as atitudes de convivência, a pluralidade cultural, o empreendedorismo pessoal e coletivo, os cuidados com o corpo e o meio ambiente.

 

 

   

Sobre o ENSINO MÉDIO
Cada vez mais a escola, ao contrário de fornecer respostas, deve, sim, estimular as perguntas. Assim o “passar no vestibular” deve estar acompanhado dos por que, para que, quando, como, etc.
Com certeza, o caminho da Universidade se faz cada vez mais necessário, no século da “revolução da informação”, onde a complexidade da vida social exige das pessoas uma preparação qualificada e contínua.
Em outras palavras: a educação oferecida aos alunos do Ensino Médio fortalece o sentido empreendedor, necessário para a aquisição de habilidades e competências que cada pessoa deve adquirir, assentando-se em princípios e procedimentos pedagógicos rígidos e consistentes. Por isso, no Colégio Itapuca, nas três séries desse segmento da Educação Básica, a carga horária vai além das 800 horas anuais preconizadas pela LDB e chega a 1.200 horas anuais na 1ª e 2ª séries e 2.200 horas na 3ª série, a partir da inclusão dos alunos em Projetos Especiais, voltados a um aprofundamento dos conhecimentos em determinadas disciplinas e preparação para os vestibulares, principalmente das Universidades Públicas, onde a relação candidato-vaga é alta em algumas carreiras. São introduzidas, na grade curricular, as aulas de Filosofia, Sociologia, Biologia, Química e Física.

 

 

 

Tel: (21) 26194312 | E-mail:colegio.itapuca@gmail.com

Rua Professor Ernani Faria Alves, 124 - Piratininga, Niterói-RJ - CEP: 24350-680

© Todos os direitos reservados a Colégio Itapuca.