PROCEDIMENTOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Em conformidade com o Regimento Escolar do Colégio Itapuca, a avaliação do aproveitamento escolar envolve aspectos relacionados com a socialização do aluno (expressos através dos conceitos BOM, REGULAR ou FRACO) e aspectos cognitivos (expresso por notas numa escala de 0 a 10.0 pontos). No final de cada período os resultados são divulgados através do boletim escolar. É proibido misturar as duas formas de avaliação: boa socialização não deve render pontos, má socialização não pode ser punida com a retirada de pontos, e, por outro lado, alunos com baixo rendimento acadêmico não devem receber conceitos negativos apenas por conta de suas notas.
As datas das avaliações divulgadas no calendário escolar define apenas o período de provas de cada trimestre. Na proximidade das datas estabelecidas a escola divulgará o cronograma das disciplinas. Lembramos que este ciclo de provas aplicadas uma vez em cada trimestre corresponde a avaliação que pontua a disciplina com nota máxima igual a 5,0 (cinco). Os outros 5,0 (cinco) pontos que perfazem a nota 10,0 (dez) máxima de cada trimestre serão distribuídos nas avaliações diversificadas escolhidas e praticadas de comum acordo entre professores e alunos com ou sem prévio avisosde datas.

 

CONCEITO DE SOCIALIZAÇÃO

Em cada período escolar, o aluno recebe um conceito de socialização que exprime o comportamento, atitudes e hábitos sociais, dentro e fora da sala de aula, participação nas atividades propostas pelos professores, assiduidade, pontualidade, realização de trabalhos e tarefas escolares, expresso pelos qualitativos Bom (B), Regular (R) e Fraco (F), não computável para promoção, que proporciona:
a) um levantamento de causas acerca das atitudes dos alunos;
b) um acompanhamento pelas famílias dos atos sociais e escolares dos alunos;
c) dados ao Conselho de Classe e à Direção para análise da continuidade ou não do aluno na escola.
Os critérios abaixo são usados durante a construção dos conceitos de socialização com os alunos:

I – QUANTO À RELAÇÃO DO ALUNO CONSIGO:
- Interesse e disposição para o estudo
- Autocrítica e ponderação
- Pontualidade e assiduidade

II – QUANTO À RELAÇÃO DO ALUNO COM SEUS COLEGAS E COLÉGIO
- Espírito de solidariedade e cooperação
- Hábitos de cortesia, lealdade e sinceridade
- Normas coletivas de disciplina
- respeito ao equipamento e instalações
- elaboração e cumprimento de regras
- contribuição para melhor funcionamento do colégio
- respeito do espaço observando seus limites

III – QUANTO À RELAÇÃO COM O PROFESSOR
- respeito da fala e do espaço com o professor, observando seus limites
- Crítica responsável às propostas de trabalho, para sua melhoria

 

MODOS DE AVALIAÇÃO ACADÊMICA

Do 1º ano do Ensino Fundamental:
Avaliação descritiva, apresentada aos pais através de relatórios elaborados ao final de cada período letivo. No final do ano letivo, os alunos fazem uma prova de português e matemática.

Do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental:
Ao longo de cada período,o aluno realiza uma série de avaliações diversificadas (provas, trabalhos, seminários...) cujas datas e modelos são decididos pelos professores, e totalizam 5,0 (cinco) pontos. No fim de cada trimestre, ele é submetido a uma avaliação individual, agendada pela coordenação, com questões discursivas e objetivas, de valor total de 5,0 (cinco) pontos.
Estando ausente nas avaliações de fim de trimestre, o aluno pode solicitar na secretaria a aplicação de prova em 2ª chamada.

Da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio:
A pontuação trimestral da 1ª e 2ª série são dadas pelo somatório de três tipos de avaliação:
Ciclo objetivo de avaliação: sequência de 4 provas, cada uma relativa a uma das áreas de conhecimento (“Ciências Humanas”, “Ciências da Natureza”, “Matemática e suas tecnologias”, “Linguagens, códigos e suas tecnologias”) e valor de 3,0 (três) pontos. A nota da área é atribuída a todas as disciplinas que compões a prova, ou seja, a nota obtida na prova de Ciências da Natureza será parte da nota do período de Biologia, Física e Química.
Avaliações Diversificadas:uma série de avaliações(provas, trabalhos, seminários...) cujas datas e modelos são decididos pelos professores, e totalizam 3,0 (três) pontos.
Avaliações Discursivas: provas aplicadas ao longo de uma semana, no final do período, agendadas pela coordenação, e cujo valor é de 4,0 (quatro) pontos.
Estando ausente nas avaliações de objetivas e/ou discursivas, o aluno pode solicitar na secretaria a aplicação de prova em 2ª chamada.
Serão realizados ainda que proverão notas de bonificação para 1º e 2º Períodos

Da 3ª série do Ensino Médio:
A terceira série passa a contar apenas com cinco áreas (“Ciências Humanas”, “Ciências da Natureza”, “Matemática e suas tecnologias”, “Linguagens, códigos e suas tecnologias” e “Redação”) de prova. Todas as disciplinas de cada área recebem a pontuação da prova que compõem.
A cada período, são aplicadas quatro avaliações em formato de simulado objetivo, sempre no valor de 10 pontos por área. Os dois simulados que obtiverem o menor número de acertos são descartados, e os dois melhores aproveitados. A nota de cada disciplina virá então da maior nota de sua área entre aquelas alcançadasnos dois melhores simulados.
Serão realizados, ainda,simulados que proverão notas de bonificação para 1º e 2º Períodos.

 

RECUPERAÇÃO

Após o fechamento de cada semestre, o Colégio interrompe a continuidade dos conteúdos e passa a fazer um trabalho revisional, seguido de provas de Recuperação. Aos alunos com média do Trimestre menor que 6,0 (seis) pontos é obrigatória a frequência nas aulas revisionais, mas a revisão estará também aberta e é aconselhável aos demais alunos. Àqueles que quiserem uma chance de aumentar suas notas do trimestre o Colégio oferece a semana de provas de recuperação, com inscrição na secretaria da escola prévea e obrigatória. A prova de recuperação vale 10,0 (dez) pontos, e o aluno terá como nota final do período a maior nota entre a média do trimestre e o resultado da prova de recuperação. Ou seja: se na prova de recuperação o aluno tirar uma nota maior do que havia tirado no período, a nota da recuperação prevalece, mas se ele tirar uma nota menor que no período, a nota não mudará.
*A recuperação da 3ª série segue calendário próprio e é diferenciada.

 

RESULTADO FINAL

No Colégio Itapuca a média mínima trimestral para aprovação em cada disciplina é de 6,0 (seis) pontos. O aluno que alcançar um somatório dos três trimestres que resulte em 18,0 (dezoito) ou mais pontos é considerado APROVADO na disciplina.
O aluno que somar nos três trimestres 9,0 (nove) ou mais pontos, e menos que 18,0 pontos, estará sujeito às AVALIAÇÕES SUPLEMENTARES (ver abaixo).
O aluno que ao somar a nota final dos três trimestres alcançar menos de 9,0 (nove) pontos está REPROVADO NA DISCIPLINA.

 

AVALIAÇÃO SUPLEMENTAR (AS)

O aluno que somar nos três trimestres 9,0 (nove) ou mais pontos, e menos que 18,0 pontos, estará sujeito às AVALIAÇÕES SUPLEMENTARES (AS). Trata-se de avaliação englobando todo o conteúdo programático da disciplina do ano letivo com valor máximo de 10,0 (dez) pontos. Será considerado APROVADO NA DISCIPLINA o aluno que obtiver na avaliação suplementar nota igual ou maior que 6,0 (seis) pontos.

 

DEPENDÊNCIA

O Colégio Itapuca admite que no regime seriado, no 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e na 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, o aluno seja matriculado com Dependência de uma ou duas disciplinas da série anterior, preservada a sequência do currículo. O regime de dependência corresponde a aulas e avaliação da(s) disciplina(s) e seu agendamento é feito de forma individual com a secretaria e Coordenação Pedagógica.


REGRAS DE CONVIVÊNCIA

O USO DO UNIFORME É OBRIGATÓRIO: composto por camiseta do Itapuca, calça, ou bermuda jeans (cor azul) e tênis ou sapato. É proibido o uso de chapéus (bonés e outros) em sala. O uniforme para as aulas de educação física é específico e obrigatório.

OS HORÁRIOS ESTABELECIDOS DEVEM SER RESPEITADOS. O aluno atrasado deverá aguardar o início da segunda aula para, então, ser encaminhado à sala.

APÓS A ENTRADA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA, o aluno não poderá mais bater e/ou abrir a porta da sala de aula, sem o acompanhamento de um auxiliar de coordenação. – Em casos especiais, os alunos serão encaminhados para a aula pelos auxiliares pedagógicos ou pela Orientação Educacional (quando tiverem sido convocados).

CELULAR, MP3 PLAYER OU QUALQUER OUTRO EQUIPAMENTOeletrônico deve permanecer guardado e totalmente desligados durante as aulas. As comunicações de urgência nesses horários devem ser feitas pelo telefone fixo da Escola. (Exceção para o uso de eletrônicos em atividades didáticas promovidas pelos professores).

NÃO É PERMITIDO comer/beber em sala de aula.

A ALTERAÇÃO DA DISPOSIÇÃO DAS CARTEIRAS, bem como do mapeamento, somente poderá ser feita sob orientação do professor/e ou da Coordenação.

EM QUALQUER AVALIAÇÃO aplicada às turmas, o aluno não poderá se ausentar da sala de aula antes do tempo mínimo de 30 minutos.

SÃO NORMAS DA HIERARQUIA disciplinar da Escola:
• Advertência verbal;
• Advertência Disciplinar por escrito;
• Suspensão (1, 2 ou 3 dias)
• Recomendação para exclusão encaminhada à Direção e/ou ao Conselho de Classe.

 

COMUNICADO PEDAGÓGICO

Tem por função de informar aos responsáveis que o aluno não está seguindo as orientações dos professores e do colégio e, por isso, está prejudicando seu próprio andamento acadêmico.


ADVERTÊNCIA DISCIPLINAR

Tem por função de informar aos responsáveis da ocorrência de um incidente disciplinar grave envolvendo o aluno, que vai demandar uma conversa entre o mesmo e o responsável para que reavaliem as atitudes na escola.

 

Tel: (21) 26194312 | E-mail:colegio.itapuca@gmail.com

Rua Professor Ernani Faria Alves, 124 - Piratininga, Niterói-RJ - CEP: 24350-680

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