PROCEDIMENTOS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO Em
conformidade com o Regimento Escolar do Colégio Itapuca, a avaliação
do aproveitamento escolar envolve aspectos relacionados com a socialização
do aluno (expressos através dos conceitos BOM, REGULAR ou FRACO) e aspectos
cognitivos (expresso por notas numa escala de 0 a 10.0 pontos). No final
de cada período os resultados são divulgados através do boletim escolar.
É proibido misturar as duas formas de avaliação: boa socialização não
deve render pontos, má socialização não pode ser punida com a retirada
de pontos, e, por outro lado, alunos com baixo rendimento acadêmico
não devem receber conceitos negativos apenas por conta de suas notas.
CONCEITO DE SOCIALIZAÇÃO Em
cada período escolar, o aluno recebe um conceito de socialização que
exprime o comportamento, atitudes e hábitos sociais, dentro e fora da
sala de aula, participação nas atividades propostas pelos professores,
assiduidade, pontualidade, realização de trabalhos e tarefas escolares,
expresso pelos qualitativos Bom (B), Regular (R) e Fraco (F), não computável
para promoção, que proporciona:
MODOS DE AVALIAÇÃO ACADÊMICA Do
1º ano do Ensino Fundamental: Do
2º ao 9º ano do Ensino Fundamental: Da
1ª e 2ª séries do Ensino Médio: Da
3ª série do Ensino Médio:
RECUPERAÇÃO Após
o fechamento de cada semestre, o Colégio interrompe a continuidade dos
conteúdos e passa a fazer um trabalho revisional, seguido de provas
de Recuperação. Aos alunos com média do Trimestre menor que 6,0 (seis)
pontos é obrigatória a frequência nas aulas revisionais, mas a revisão
estará também aberta e é aconselhável aos demais alunos. Àqueles que
quiserem uma chance de aumentar suas notas do trimestre o Colégio oferece
a semana de provas de recuperação, com inscrição na secretaria da escola
prévea e obrigatória. A prova de recuperação vale 10,0 (dez) pontos,
e o aluno terá como nota final do período a maior nota entre a média
do trimestre e o resultado da prova de recuperação. Ou seja: se na prova
de recuperação o aluno tirar uma nota maior do que havia tirado no período,
a nota da recuperação prevalece, mas se ele tirar uma nota menor que
no período, a nota não mudará.
RESULTADO FINAL No
Colégio Itapuca a média mínima trimestral para aprovação em cada disciplina
é de 6,0 (seis) pontos. O aluno que alcançar um somatório dos três trimestres
que resulte em 18,0 (dezoito) ou mais pontos é considerado APROVADO
na disciplina.
AVALIAÇÃO SUPLEMENTAR (AS) O aluno que somar nos três trimestres 9,0 (nove) ou mais pontos, e menos que 18,0 pontos, estará sujeito às AVALIAÇÕES SUPLEMENTARES (AS). Trata-se de avaliação englobando todo o conteúdo programático da disciplina do ano letivo com valor máximo de 10,0 (dez) pontos. Será considerado APROVADO NA DISCIPLINA o aluno que obtiver na avaliação suplementar nota igual ou maior que 6,0 (seis) pontos.
DEPENDÊNCIA O Colégio Itapuca admite que no regime seriado, no 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e na 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, o aluno seja matriculado com Dependência de uma ou duas disciplinas da série anterior, preservada a sequência do currículo. O regime de dependência corresponde a aulas e avaliação da(s) disciplina(s) e seu agendamento é feito de forma individual com a secretaria e Coordenação Pedagógica.
REGRAS DE CONVIVÊNCIA O USO DO UNIFORME É OBRIGATÓRIO: composto por camiseta do Itapuca, calça, ou bermuda jeans (cor azul) e tênis ou sapato. É proibido o uso de chapéus (bonés e outros) em sala. O uniforme para as aulas de educação física é específico e obrigatório. OS HORÁRIOS ESTABELECIDOS DEVEM SER RESPEITADOS. O aluno atrasado deverá aguardar o início da segunda aula para, então, ser encaminhado à sala. APÓS A ENTRADA DO PROFESSOR NA SALA DE AULA, o aluno não poderá mais bater e/ou abrir a porta da sala de aula, sem o acompanhamento de um auxiliar de coordenação. – Em casos especiais, os alunos serão encaminhados para a aula pelos auxiliares pedagógicos ou pela Orientação Educacional (quando tiverem sido convocados). CELULAR, MP3 PLAYER OU QUALQUER OUTRO EQUIPAMENTOeletrônico deve permanecer guardado e totalmente desligados durante as aulas. As comunicações de urgência nesses horários devem ser feitas pelo telefone fixo da Escola. (Exceção para o uso de eletrônicos em atividades didáticas promovidas pelos professores). NÃO É PERMITIDO comer/beber em sala de aula. A ALTERAÇÃO DA DISPOSIÇÃO DAS CARTEIRAS, bem como do mapeamento, somente poderá ser feita sob orientação do professor/e ou da Coordenação. EM QUALQUER AVALIAÇÃO aplicada às turmas, o aluno não poderá se ausentar da sala de aula antes do tempo mínimo de 30 minutos. SÃO
NORMAS DA HIERARQUIA disciplinar da Escola:
COMUNICADO PEDAGÓGICO Tem por função de informar aos responsáveis que o aluno não está seguindo as orientações dos professores e do colégio e, por isso, está prejudicando seu próprio andamento acadêmico.
ADVERTÊNCIA DISCIPLINAR Tem por função de informar aos responsáveis da ocorrência de um incidente disciplinar grave envolvendo o aluno, que vai demandar uma conversa entre o mesmo e o responsável para que reavaliem as atitudes na escola. |
Tel:
(21) 26194312 | E-mail:colegio.itapuca@gmail.com |