O Colégio Itapuca
Cada espaço de um colégio tem que ser planejado para estimular a produção de conhecimento e a boa convivência.
Tradição em Niterói
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Equipe Experiente
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Ensino Consciente
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Educação Humanista
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Alunos protagonistas
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40 anos de História
Criado como um cursinho pré-vestibular em 1982, o Itapuca vem desde então em transformação e atualização unindo experiência e jovialidade.
Conheça seu colégio
Ensino humanista de excelência
O COLÉGIO ITAPUCA, nascido curso pré-vestibular em 1o fevereiro de 1982, trouxe sempre a disposição de mudar o que se é para tornar-se o que deseja ser. Com isso, vem buscando, se encontrando com, e incorporando paradigmas e práticas que são novas, mas ao mesmo tempo harmônicas com a filosofia que o fundamenta. Ao entrar em contato com as fundamentações de Jacques Delors, tornamo-las bases para nosso trabalho, mas as atualizamos com as contribuiçõeses de José Pacheco. Ao adotar a coleção Pitágoras, não deixamos de enfatizar o caráter artesanal e íntimo da nossa escola, e a relevância da proximidade humana.
Recentemente, estudamos o plano de Ontário, no Canadá. Esse foi o gatilho para que tentássemos chegar no âmago dos nossos ideais para a escola: que ela caminhe na direçãoo de uma Educação Humanista de Excelência e assim iniciou-se nossa nova Jornada Pedagógica.
- HUMANISMO
- EXCELÊNCIA
- COLETIVISMO HORIZONTAL
- ENSINO HOLÍSTICO
Nossos índices
Satisfação do Ensino Fundamental 1Histórico
Período de redemocratizaçãoo brasileira. As temáticas de educação ganham mais liberdade de atuação.
Um grupo de dez professores de Ensino Médio dos colégios Gay Lussac e Centro Educacional de Niterói se unem para formar uma sala de pré-vestibular. É um sucesso total. A primeira aula contou com apenas 14 alunos, mas menos de seis meses depois o curso lotava, com mais de 100 jovens. Pioneiro na educação holística, inova com palestras e bombardeia os alunos com cultura e arte. Desde seu início, o colégio é baseado no protagonismo e autogestão do aluno, propiciando o desenvolvimento da autonomia responsável.
Período de expansão e efervescência educacional e política. Em 1996 é lançada a LDB. Os computadores windows começam a se instalar nos lares brasileiros. O período é de prosperidade econômica.
Colégio passa a contar com quatro Unidades (posteriormente três: Itapuca I na Noronha Torrezão, e Itapucas II e IV em Piratininga), Coordenadores Culturais, e uma série de ações sociais. Diversas lideranças dos Sindicatos de Professores simultaneamente encabeçam mudanças radicais e inovadoras, e criam turbilhões internos nas reuniões pedagógicas. O Colégio começa a seguir as premissas da UNESCO para Educação no séc XXI: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, bem como a teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner.
Otimismo econômico, seguido do início da crise brasileira. As dificuldades em consequencia da bolha econômica americana e do sucateamento das Universidades Públicas começa a atingir a população e as escolas. Enorme torrente de novidades tecnológicas, com internet em quase todas as casas.
Grande fuga de capitais por inadimplência escolar força o fechamento de diversas escolas tradicionais. Grupos e sistemas de educação começam a dominar o mercado, dificultando a sobrevivência dos colégios "de bairro". O Itapuca resiste, mas é obrigado a fechar uma de suas unidades. É cada vez mais necessária a complementação dos estudos do educador e atualizaçõe que mantenham o passo das tecnologias. O sistema Pitágoras, por sua modernidade e uso de metodologia baseada em Habilidades e Competências, vira a ferramente básica do trabalho pedagógico da escola.
Crise financeira e política ataca a credibilidade brasileira. Com os resultados do Brasil nas provas internacionais contrastando com diversas iniciativas criativas e potencializadoras ao redor do país, a educação exige reformas inteligentes e sistemáticas. A internet agora é móvel, e a atenção, cada vez mais dispersa, á desafio para os educadores.
O aumento da inadimplência fecha mais uma unidade, mas também á uma chance da Equipe de Gestão se reagrupar, e reaproximar dos professores e alunos, rever acertos e erros. As possibilidades para o ensino das multiplas mídias á disposição e uma disposição renovada para tomar decisçoes arrojadas abre terreno para a escola voltar a sonhar alto e mais uma vez se reinventar. Junto dos referenciais anteriores, adota uma Educação Humanista de Excelência, feita artesanalmente pelo coletivo escolar.
Diferenciais
Localização privilegiada:
Espaço físico planejado
Segurança constante
Serviços (inclusos sem custos adicionais)
Horários inteligentes
Cenários de Aprendizagem
Projeto PedagÓgico
Contamos com toda a tecnologia e contextualização das apostilas da Rede Pitágoras
para fazer um trabalho sério
Aprender a ser
Um dos objetivos da educação deve ser o desenvolvimento total do ser humano, para que possa ter pensamento próprio, livre, capaz de realizações individuais e coletivas, como pessoa e como cidadão.
Aprender a fazer
As transformações sociais pedem que o processo educativo desenvolva habilidades para novas aptidões, possibilitando a passagem da teoria para a prática e o trânsito da ciência para a tecnologia e desta para a sociedade.
Aprender a conviver
Educar é também preparar para a vida em comum, para a realização de projetos em sociedade e possibilitar a gestão de conflitos e que são inevitáveis e de forma inteligente.
Aprender a aprender
Pensando em uma educação ampla com possibilidade de especialização, os instrumentos de conhecimento são meio e fim. Meio para compreender e agir no mundo. Fim porque em si possibilitam o prazer do saber. Aprender a conhecer permite que a educação se torne um processo permanente, por toda vida, dentro e fora da escola.
Aprender a desaparecer
O aprendiz autônomo precisará da capacidade de gerar também autonomia no outro. Para isso, deve aprender a produzir projetos e relações realmente sustentáveis: que se sustentem sem ele. O sujeito deve também poder se fundir ao seu coletivo, sem que seus valores individualistas ou egoístas esmaguem as necessidades básicas á vida em conjunto.
Aprender a desobedecer
Com a prudência e com o coletivo, é preciso que o sujeito seja capaz de fazer críticas não ofensivas nem depreciativas, mas que não deixe o fato de algo ter-lhe sido ordenado o justifique a cometer tiranias. É preciso desobedecer o que está instituído, quando este colocar em risco o bem-estar humano: uma das funções primordiais da educação de garantir que Auschwitz não se repita.
Aprender a Desaprender
O educando está em mudança, em momentos do porvir. Não é focado na memorização que ele deve agir, mas sentindo o seu presente agir sobre as forças que o atravessam. Ademais, há preconceitos históricos a serem desaprendidos, maus hábitos dos quais ele deve ser capaz de se desfazer.
HUMANISMO, ENSINO HOLÍSTICO, COLETIVISMO HORIZONTAL E REDE
Priorizar o ser humano (multicultural, múltiplo, autonomo), enquanto uma totalidade viva para a formação e compreensão de grupos unidos, respeitosos, em busca do bem comum, percebendo que os coletivos estão intrincados em uma trama infinitamente complexa,tornando a responsabilidade e a incerteza duas faces fundamentais nas tomadas de decisão.
EXCELÊNCIA
Buscar aproximar o real do ideal, e não o contrário, conscientes da impossibilidade de alcançar utopias, mas produzindo oportunidades dentro das possibilidades que se apresentem. A oportunidade para cada educando é o tamanho do mundo e a qualidade de vida que ele poderá ter, e por isso o objetivo não pode ser menor que a excelência: a educação intervêm diretamente nas chances de uma formação não só imediatamente daquele sujeito, como de todos que ele vier a afetar.
Segmentos
O Itapuca acompanha os alunos em sua trajetória completa.
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Manhã 7h30 às 12hEnsino Fundamental I
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Manhã 7h20 às 12h10Ensino Fundamental II
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Manhã 7h20 às 13hEnsino
Médio
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(21) 98443-8749
E-mail:
atendimento.secretaria@colegioitapuca.com.br
Informações para contato
Colégio ItapucaRua Professsor Ernani Faria Alves, 124
Piratininga, Niterói - RJ, 24350-680